Acessão dos veículos elétrico e hibrido
- Tulio Carvalho
- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Já temos no Brasil 79.817 carros elétricos circulando, sendo que, 2% dos novos veículos emplacados mensalmente são elétricos e segundo estudo do Boston Consulting Grup, a expectativa é que o número de automóveis elétricos no Brasil chegue a 2 milhões em 2.030.
Apesar de ainda haver uma longa estrada a ser percorrida, a evolução aponta que os veículos elétricos ganham cada vez mais velocidade e autonomia.
Em janeiro deste ano, foi registrado um incremento de 77% de novos emplacamentos em comparação a janeiro de 2020 e se compararmos o exercício de 2020 ao de 2019 o incremento de novos emplacamentos é de 195%.
Os caminhões e ônibus elétricos também vem ganhando visibilidade, e já podemos nos deparar com alguns cases pelas ruas, como por exemplo DHL, Ambev, SEARA, entre outros. A cada veículo a diesel retirado das ruas, 5 (cinco) toneladas de CO2 por mês deixam de ser emitidas.
Com o avanço dos veículos elétricos, a prestação dos serviços necessita evoluir para atender esta demanda.
Os postos de carga veicular pública e mista nacional e/ou os eletropostos, vem sendo ampliado, em janeiro de 2020 não havia mais do que 350 pontos, no final deste mesmo ano, foram registrados mais de 1 mil pontos e os projetos e investimentos anunciados apontam que a quantidade vai incrementar de forma rápida e estratégica.
Como exemplo, a iniciativa o Plug&Go conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar com os eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).
Esta evolução também necessita ser acompanhada pelo mercado segurador, para atender a nova demanda com produto e serviços aderentes as necessidades do seguimento.

Comments